Postado em 28/09/2016

Mulheres quilombolas participam de oficinas de alimento e artesanato

 

     Na manhã de 23 de setembro, aconteceu uma oficina de alimentação saudável na comunidade quilombola da Mormaça e a tarde uma oficina de artesanato na comunidade da Arvinha, no município de Sertão. Esses momentos junto com as comunidades quilombolas se dão através de um processo continuado de acompanhamento, bem como, o fortalecimento de parcerias com outras entidades e organizações.

     Contando com um bolsista do curso de Nutrição da UPF, que atua nos grupos acompanhados pela Cáritas, foi construído um cardápio que resgata a cultura dos povos quilombolas. As participantes da oficina compartilharam conhecimentos e desenvolveram os pratos com bastante alegria. Na oportunidade a comunidade da Mormaça recebeu a visita de acadêmicos de odontologia da Fasurgs de Passo Fundo, conversando sobre orientações de higiene bucal. A culminância do encontro se deu através dos diferentes saberes, o acadêmico, sistemático e o popular, acontecendo a interdisciplinaridade para o desenvolvimento de iniciativas que contribuam com o bem viver na comunidade.

     À tarde, na comunidade da Arvinha, a oficina de artesanato utilizou materiais recicláveis como garrafa pet, papelão e materiais diversificados, confeccionando enfeites natalinos.

     As oficinas contaram com a presença do pároco Padre Darci Treviso, representantes da Cáritas Paroquial, da Emater, bem como, agentes de saúde do município. Na oportunidade foi realizada uma reunião de planejamento do II encontro de Comunidades Quilombolas, que acontecerá no mês de novembro.

     Para a extensionista da área social da Emater, Irene Gobbo, a parceria entre Cáritas e Emater contribuirá para a qualidade das atividades, “parabenizo a Cáritas pelo trabalho que vem fazendo junto com as comunidades quilombolas, onde iremos atuar coletivamente”, ressalta Gobbo.

     Todas as ações realizadas junto aos quilombos, contam com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade - FNS e Adveniat, que contribuem no fortalecimento e na qualidade de vida das comunidades.

 

 

 

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo | (54) 3045 1262