Postado em 19/09/2016

Pastoral da Saúde, cuidando da vida

Na última quinta-feira (15), a Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo acompanhou a reunião da pastoral da saúde, no município de Gentil. O grupo está organizado a mais de um ano e atua no cuidado da casa comum, através da produção de medicamentos fitoterápicos, promovendo a saúde alternativa. Esse processo de aperfeiçoamento dos trabalhos se dá desde o início das atividades, onde aconteceram vários cursos que auxiliam na formação e amadurecimento da equipe.

O grupo está animado com os resultados dos trabalhos e o reconhecimento da comunidade e busca investir em materiais que facilitem e potencializem a produção, fortalecendo ainda mais a pastoral da saúde. Surge como alternativa de divulgação dos trabalhos da pastoral, o espaço das celebrações eucarísticas que acontecem nas comunidades do interior.

Segundo o Coordenador da Pastoral da Saúde da Arquidiocese, João Maria Cardoso, é necessário fazer um levantamento de problemas relacionados à saúde que estão presentes em cada comunidade e levar os medicamentos fitoterápicos que auxiliam no tratamento da doença, “não desperdiçamos produtos desenvolvidos e ajudamos diretamente a pessoa adoentada, nos deixando mais atentos aos malefícios de certos medicamentos e alimentação desregrada”, salienta.

O momento de culminância do encontro foi o espaço de partilha do conhecimento dos participantes, visita ao horto medicinal, troca de mudas e receitas, com a certeza que “cuidar da casa comum é nossa missão”.