Postado em 20/08/2015

Cáritas Arquidiocesana participa de Conferência para mulheres

Com o tema, Mais direitos, participação e poder para as mulheres, é que se iniciou a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. A ação ocorreu na manhã e tarde do sábado, 15 de agosto, no auditório da Faculdade de Direito da UPF. Contou com a participação de representantes da entidade e de grupos acompanhados pela Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo.

Organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - COMDIM, a conferência tem como objetivo fortalecer as políticas públicas para que as mulheres tenham melhorias das suas condições de vida e igualdade de gênero. Entre os desafios citados estão o planejamento de estratégias para avançar e consolidar no município políticas públicas para as mulheres.

Segundo Eliane Horn, participante do grupo Artes de Maria, a atividade foi importante por ser um espaço aberto para a discussão sobre como é desenvolvida a política para mulher. Temas como desigualdade entre gêneros e a reivindicação dos direitos foram pontos altos para ela. “As mulheres têm que se engajar, participar, fazer valer a nossa voz e lutar pelos nossos direitos”, comenta Eliane.

Dividida em quatro eixos, a conferência debateu sobre: a contribuição dos conselhos de direitos da mulher para a efetivação da igualdade de oportunidades, a Estrutura Institucionais e Políticas Públicas Desenvolvidas para Mulheres: avanços e desafios, o Sistema Político com participação das mulheres e o Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.