Postado em 01/07/2016

Uma vez Cáritas, Sempre Cáritas

 

     Quem conhece a Cáritas, certamente tem alguma história para contar. Histórias relacionadas aos diversos trabalhos desenvolvidos e aos inúmeros contatos pessoais, dos quais surgiram fortes amizades que resistem à distância e ao tempo.

     Considerando a história de mais de 50 anos de atuação da Cáritas na Arquidiocese de Passo Fundo, surgiu neste ano a ideia de realizar um encontro com ex-funcionários, ex-bolsistas e ex-estagiários que em algum momento passaram e contribuíram com os trabalhos desenvolvidos na Cáritas.

     O encontro que teve como tema “Uma vez Cáritas, sempre Cáritas”, foi pensado há alguns meses e já deu-se início as buscas dos contatos, sendo que a ferramenta principal para busca foi através do Facebook, através do qual encontrou-se mais de 70 pessoas que já passaram pela Cáritas.

     Sabemos que muitas pessoas não foram localizadas, outras residem em outros estados e até outros países, o que impossibilitou a participação no encontro. Mesmo assim, muitos mandaram mensagens informando do interesse em participar, mas que não puderam devido à distância, ou outros motivos particulares.

     O encontro aconteceu no dia 18 de junho e contou com a presença de pessoas que demonstraram muito entusiasmo e emoção ao poder retornar à Cáritas e rever pessoas amigas. O início do encontro foi marcado pelo momento de espiritualidade e em seguida cada participante apresentou-se, falando sobre a sua passagem pela Cáritas e de sua vida pessoal e profissional atual. Muitos foram os relatos, bonitas experiências, cheios de emoção e gratidão pela Cáritas e pelas pessoas de convivência na época. Todos os relatos foram representados por alguns símbolos ou palavras que traziam presente lembranças da atuação desenvolvida junto à Cáritas. Foi feito também um breve resgate histórico da atuação da Cáritas em Passo Fundo nesses mais de 50 anos, quando cada participante pôde se localizar dentro desse processo histórico através de seu trabalho no passado.

     Para Dulce Mara de Rossi, ex bolsista de artes visuais “O encontro recordou um passado bom, com lembranças e sentimentos puros, cheios de alegria e aprendizado, uma etapa de minha vida onde aprendi muito e levei comigo muitas amizades. Percebi ali a realidade de uma sociedade que até então não era real para mim, sem contar o aconchego que sinto quando chego na caritas”

     Por fim, o encontro encerrou com uma confraternização, momento em que os participantes tiveram um tempo para reviver a convivência e a amizade criada no tempo de passagem pela Cáritas, ficando articulado um novo encontro para o ano de 2017.

 

 

 

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo | (54) 3045 1262