Postado em 20/07/2015

Oficina de alimentação saudável em Sertão

 

     Cuidar da vida, cuidar do meio ambiente e cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas é o sentido da existência da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo. Com este objetivo, na última quinta-feira dia 16/07, a Cáritas desenvolveu mais uma oficina de alimentação saudável na Paróquia São José, de Sertão.

     A oficina reuniu vinte e seis pessoas em torno de pratos saudáveis, preparados de forma simples, saborosa e nutricional. Segundo uma das participantes da oficina e da equipe paroquial de Cáritas de Sertão, Claci Anversa, a atividade valeu a pena. “Eu nunca tinha usado o arroz integral na alimentação que preparo para a família. Gostei muito do arroz, comi e aprovei. Percebo que preciso mudar urgente os hábitos alimentares”, salienta Claci.

     As responsáveis pela orientação das receitas produzidas foram Liara Sippel, Jordana Silva e Ana Lodi, bolsistas do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão e de Assuntos Comunitários (Paidex), do curso de nutrição da Universidade de Passo Fundo. Após preparação dos alimentos, realizaram uma breve explicação sobre os nutrientes de cada ingrediente utilizado. O destaque foi para os brócolis que contribui para redução da pressão arterial, do câncer, atua digestão, na prevenção do envelhecimento precoce, rugas e pigmentos na pele. Ele é rico em fibras, cálcio, potássio, fortalece a imunidade e é antioxidante.

     Para a Nadia Dalastra, participante da oficina de alimentação, a explicação feita pelas estudantes de nutrição foi fundamental, pois todos tiveram acesso a informações. “Nós nunca tínhamos feito eventos assim, a Cáritas nos proporcionou isso. Tudo estava ótimo”.

     Esta foi mais de uma série de oficinas que já foram executadas neste ano, conforme o programa Promoção da Saúde, Agroecologia e Segurança Alimentar e Nutricional da Cáritas de Passo Fundo.

 

 

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo | (54) 3045 1262