Postado em 10/07/2015

Cáritas participa da XI Conferência Municipal de Assistência Social

 

     A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, na última quinta-feira (09), participou da XI Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Consolidar o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) de vez rumo a 2026”. O objetivo principal da conferência foi avaliar os últimos 10 anos de avanços e desafios da assistência social no município, e projetar a próxima década.

     Após abertura e aprovação do regimento interno, passou-se para o momento de apresentação das ações de assistência social da rede pública e privada. Em forma de painel foram apresentados os cinco subtemas da Conferência. Para contribuir nesta reflexão contou-se com a assessoria da Assistente Social Cristina Fiorese, do Curso de Serviço Social da Universidade de Passo Fundo. Os participantes da conferência no turno da tarde trabalharam em grupos, de acordo com os subtemas.

     Muitas provocações e desafios surgiram. Percebe-se que a política de assistência social muitas vezes não é conhecida e reconhecida pela comunidade e poder público como direito do cidadão e dever do Estado. Outro desafio é realizar o conjunto de ações de forma integrada para garantir o atendimento ás necessidades dos cidadãos.

     Para a Assistente Social da Cáritas Arquidiocesana, Simone Zanetti, “a XI Conferência de Assistência Social, proporcionou apontar os limites do SUAS, no município e construir propostas para um futuro de mais proteção social, respeito à igualdade de direitos e desafiou a comunidade sobre a importância do controle social”.

 

 

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo | (54) 3045 1262