Postado em 05/06/2017

Igreja em saída, Cáritas em saída

 

Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo:
os estilos, os horários, a linguagem, numa atitude constante de saída (EG 26-27).

     Desinstalar-se, ir ao encontro, solidariedade, compromisso social, nenhum direito a menos, foram algumas das expressões que nortearam o retiro anual da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, na última terça-feira (31). A atividade aconteceu na comunidade Nossa Senhora Aparecida, bairro Valinhos, em Passo Fundo, reunindo mais de 50 agentes das diversas equipes paroquiais de Cáritas, envolvidos nas ações da entidade.

     Para orientar a reflexão sobre Cáritas em saída, contou-se com o apoio da Irmã Edna dos Santos Rodrigues, da Cáritas Diocesana de Vacaria. Toda a reflexão partiu das orientações do Papa Francisco, de uma Igreja em saída, que esteja a serviço do povo, que vá aonde ninguém quer ir. “Sonho com uma Igreja em saída, não autorreferente, uma Igreja que não passe longe das feridas do ser humano” Papa Francisco.

     O encontro possibilitou reflexão, oração, partilha de experiências e conhecimento da realidade. Para a animadora do grupo de Cáritas da comunidade do Valinhos, Maria Ereni de Souza, a atividade foi como uma benção para a Cáritas local. “Nosso grupo está muito feliz em acolher todos vocês em nossa comunidade. Isso nos anima e motiva a continuar atuando como Cáritas, junto com as pessoas mais necessitadas”.

     Como forma de envio aconteceu uma Celebração Eucarística, presidida pelo padre Ladir Casagrande, coordenador geral da Cáritas Arquidiocesana. Além desse encontro de reflexão, a Cáritas proporciona aos seus agentes formação mensal com os animadores das equipes, reuniões de planejamento e avaliação das ações e espaços de confraternização.

 



 

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo | (54) 3045 1262