Postado em 03/06/2016

A Cáritas e o ano da Misericórdia

Misericórdia, solidariedade, compaixão e transformação social, são algumas das expressões que nortearam o retiro anual da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, na ultima terça-feira (31). A atividade aconteceu na sede da Escola Alternativa da Juventude Rural – Escajur, reunindo mais de 50 agentes de diversas paróquias da Arquidiocese envolvidos nas ações da entidade.

Para orientar a reflexão sobre o Ano da Misericórdia, tema do retiro, a Cáritas contou com o apoio do Padre Ari dos Reis, professor do Itepa Faculdades. Para ele, “pensar e agir sob a dimensão misericordiosa de Deus, se torna uma ação concreta quando vivenciamos gestos de compaixão e de transformação do contexto em que vivem as pessoas”.

Na avaliação da Maria Gessi Padilha dos Santos, animadora dos grupos de mulheres da paróquia Nossa Senhora de Fátima de Carazinho, participar desses momentos formativos e celebrativos impulsiona e anima para a continuidade do trabalho. Para a integrante do grupo de Cáritas, Arceli de Souza, da Paróquia São Judas de Passo Fundo, foi um momento de crescimento pessoal, “a Cáritas, através do retiro, me possibilitou sentir o quanto Deus é afeto e misericórdia para comigo e minha comunidade”, ressalta.

Para envio dos participantes aconteceu uma Celebração Eucarística, presidida pelo padre Ari e concelebrada por mais três sacerdotes ligados diretamente ao trabalho da Cáritas nas comunidades. Todo o retiro e a celebração de encerramento fizeram memória da caminhada da Cáritas Brasileira, nos seus 60 anos de pastoralidade e solidariedade libertadora.

Além desses encontros de reflexão, a Cáritas proporciona aos seus agentes encontros mensais de animadores, reuniões de planejamento e avaliação das ações e espaços de confraternização.