Postado em 06/06/2015 - Via Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

Gesto Concreto do FDS beneficia Centros de Juventude em Carazinho

 

     O Fundo de Solidariedade (FDS) chega em 2015 com mais de 180 projetos apoiados na Arquidiocese de Passo Fundo. Além de beneficiar em média 12 iniciativas por ano, o fundo escolhe uma para apoiar como gesto concreto, que deve estar diretamente relacionada à Campanha da Fraternidade.

     Em 2015, inspirado pelo tema Igreja e Sociedade, o FDS expressa seu gesto de forma mais efetiva na ajuda aos Centros de Juventude São Sebastião e Santa Teresinha, acompanhados pela Cáritas Paroquial Nossa Senhora de Fátima, em Carazinho. Padre Ladir Casagrande, membro da coordenação da Cáritas, que administra o FDS, explica que o gesto concreto vem reforçar o trabalho e as outras parcerias das instituições apoiadas. “A Campanha da Fraternidade possibilita, através da Coleta da Solidariedade, formar um fundo que permite ajudar muitas pessoas, na preocupação, acima de tudo, de promover a solidariedade em prol da valorização da vida”, afirma.

     O gesto concreto que beneficia os dois Centros de Juventude abrange 140 crianças, adolescentes e suas famílias. Nos locais, os atendidos recebem formação integral, além de qualificação técnica em turno inverso ao escolar. Entre as atividades oferecidas estão oficinas de canto, atividades físicas, padaria, serigrafia, papel reciclado e reforço escolar. Os recursos do projeto do FDS serão destinados para o fortalecimento destas ações, além das despesas de manutenção dos Centros.

     A assistente social da Cáritas Paroquial, Débora Satre, aponta: “Os Centros de Juventude atendem atualmente crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, em situação de risco e exclusão, buscando a garantia das necessidades básicas, como higiene e alimentação, despertando as habilidades pessoais e preparando para o mercado do trabalho”. Segundo ela, o apoio do fundo complementa as ações desenvolvidas e ajuda a atingir um número ainda maior de crianças e adolescentes.

     Desde a sua constituição, o Fundo de Solidariedade da Arquidiocese de Passo Fundo promove a cidadania e gera transformação social através de pequenos projetos comunitários. Em 2015, o FDS já tem mais cinco projetos aprovados. Para entrar em contato com o conselho gestor e saber mais sobre o fundo, ligue para (54) 3045 1262 ou acesse o site do FDS.

 

 

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo | (54) 3045 1262