Postado em 30/05/2018

Empoderar para Transformar

 

     Com o objetivo de Aprofundar o conhecimento sobre os biomas e mudanças climáticas, participando na construção solidária da sociedade do Bem Viver, a Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, realizou no dia 29 de maio o quarto encontro de formação do projeto “Empoderar para Transformar”.

     Os agentes voluntários tiveram a oportunidade de visitar a Floresta Nacional de Passo Fundo (FLONA), ambiente propício para o contato com a natureza, além de receber informações importantes dos agentes do IBAMA, referente o cuidado e preservação da mata. São mais de 1,3 mil hectares de floresta reunindo espécies raras e de extinção.

     O mesmo aconteceu percorrendo, o “caminho das águas”, desde as nascentes do rio Passo Fundo e todo o processo desenvolvido até a água chegar às famílias. A visita foi orientada pelo técnico da Corsan, dando inicio no berço das águas, área que abriga uma grande quantidade de nascentes de quatro das 25 bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul e responsável pelo abastecimento de 60% do estado. Depois de conhecer a nascente mãe, a atividade se voltou para a captação da água na barragem da Fazenda da Brigada e na estação de tratamento de água.

     O dia de estudo e visitação contribuiu para reforçar o compromisso com a biodiversidade, o solo, as águas, a floresta, a paisagens e o clima variado que abrange o território brasileiro e compreender os impactos das grandes concentrações populacionais sobre os biomas.

     Desta forma, o trabalho desenvolvido mostrou-se de fundamental importância para gerar emancipação e empoderamento efetivo dos sujeitos, de forma que cada agente seja um multiplicador de informações na sua família e comunidade.

     A Cáritas, há 56 anos tem trabalho organizado em vários municípios da Arquidiocese de Passo Fundo, buscando desencadear processos permanentes de formação e acompanhamento a grupos, equipes, comunidades, no intuito de contribuir em ações transformadoras da realidade e sensibilizadas para o cuidado com a vida e defesa dos biomas brasileiros. Todo o processo de formação que está sendo possível desenvolver, conta com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade - FNS

 



 

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo | (54) 3045 1262