Postado em 03/05/2016

II Seminário Arquidiocesano de Mulheres

 

     Inspirado no relato Bíblico do diálogo de Jesus com a Samaritana (Jo 4, 1 -15), reuniram-se, no dia 26 de abril, na sede da Cáritas Arquidiocesana, 50 pessoas integrantes de grupos acompanhados pela entidade, para o II Seminário Arquidiocesano de Mulheres que teve como tema “Mulher Motivada, Mulher Atuante”. Para Maria Gessi dos Santos, animadora dos grupos de Mulheres da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Carazinho: “A nossa vida se constrói de diferentes maneiras. Nesses encontros, como de hoje, partilhamos várias formas de gestar, cuidar e promover a vida”.

     O encontro procurou refletir as diversas motivações que cada pessoa tem pela vida pessoal, comunitária, grupal e nos espaços que frequenta. Foi salientado nesse momento que a motivação é algo que brota do interior de cada ser humano e é expressado e partilhado com os demais, fazendo multiplicar a forma de agir.

     Vivenciar a partilha da vida à luz da Fé é fundamental para a atuação e animação de grupos que se propõe a construir vida nova. Marcados como espaços de partilha e conquista de cidadania, os grupos comunitários são contrastes em uma sociedade individualista, que venera o capital e valoriza o lucro acima de tudo, até mesmo, do ser humano. Eles carregam em si a mística e a espiritualidade do ser Cáritas.

     Toda a luta das mulheres tem o objetivo de afirmar seus direitos, sua liberdade e sua dignidade. Ela revela a crença de que é possível construir relações de afeto, solidariedade e cooperação, tanto na vida pessoal, como na esfera pública. Neste sentido, a Cáritas apoia e incentiva a luta das mulheres para que elas se afirmem como agentes de transformação social, como sujeitos políticos da própria história e da história de nossas comunidades e é imensamente agradecida a cada mulher que busca dentro de si motivação para realização de atividades em seus grupos e dessa forma constrói, desde já, o Reino de Deus.

 

 

 

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo | (54) 3045 1262