Postado em 12/05/2015

Fundo de Solidariedade beneficia APACE

Com uma caminhada de 15 anos o Fundo de Solidariedade da Arquidiocese de Passo Fundo beneficiou mais de 30 mil pessoas, através de 187 projetos aprovados. Nesta sexta-feira (8), o Conselho Gestor do FDS esteve na sede da Associação Passofundensse de Cegos, APACE, para a entrega do recurso que auxiliará na execução do III Seminário Regional sobre deficiência visual “visualizando o futuro”, que se realizará nos dias 27 e 28 de agosto de 2015, no auditório da Faculdade de Economia, da Universidade de Passo Fundo.

A APACE surgiu em 1999, por um grupo de pessoas preocupadas com a questão da inclusão social das pessoas com deficiência visual. A entidade desenvolve várias ações como: sensibilização da comunidade pela causa, orientação e acompanhamento de crianças com deficiência visual na escola, visitas domiciliares, participação no Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, desenvolvimento de atividades em parceria com outras organizações, elaboração de materiais pedagógicos, promoção de seminários, oficinas de acessibilidade à arte, cultura e lazer.

Para Wilian Gabriel Flores, presidente da APACE, “o projeto vem contribuir para efetivação do seminário que será voltado para educadores, comunidade em geral e pessoas com deficiência visual, para o conhecimento das políticas públicas”.

O FDS apoia e acredita no trabalho desenvolvido pela APACE junto às pessoas com deficiência visual e suas famílias, bem como no compromisso em desenvolver políticas públicas que visem às pessoas com deficiência.