Postado em 03/04/2017

Mulheres quilombolas participam de oficinas de artesanato

 

     Na tarde do dia 29 de março, a Caritas Arquidiocesana de Passo Fundo realizou, junto à comunidade da Mormaça e da Arvinha, oficinas de artesanato de páscoa. Foram confeccionadas cestas de páscoa, utilizando garrafa pet, com objetivo de trabalhar o cuidado do meio ambiente.

     No quilombo da Arvinha reuniu 15 participantes, que com alegria desenvolveram os trabalhos propostos pela monitora Maria Isabel Teixeira. Para a remanescente do quilombo, Rafaela Martins da Rocha, a oficina foi importante para o aprendizado de novas técnicas. Segundo ela, “achei muito bom, aprendi coisas novas e vou produzir em casa para a família”.
Na comunidade da Mormaça 10 participantes aguardavam ansiosas para as novidades que a monitora Eliane Horn propusesse. Para Eliane, partilhar o conhecimento com as mulheres é sempre motivo de muita felicidade. “Percebo o quanto elas gostam do que ensino e se dedicam a produzir com qualidade”, ressalta Horn.

     As oficinas de artesanato que estão sendo desenvolvidas nas comunidades quilombolas fazem parte de uma série de atividades que serão executadas em 2017. Trata-se de uma iniciativa da Cáritas, com o apoio da Adveniat, junto às famílias remanescentes, no intuito de articular maior participação da população negra nos espaços comunitários fomentando a Pastoral Afro, na luta pelos seus direitos e no resgate da cultura.

 



 

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo | (54) 3045 1262