Postado em 08/04/2016

Processo de acompanhamento às comunidades quilombolas

A comunidade Quilombola da Mormaça recebeu integrantes da equipe do Secretariado da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo e representantes da comunidade Quilombola da Arvinha.

O encontro foi um momento de avaliar a caminhada realizada, em especial o Primeiro Encontro de Comunidades Quilombolas que aconteceu no final de 2015, e também de projetar outras ações de integração entre as comunidades. Para Dora Vargas, da comunidade da Arvinha, “esses encontros entre as comunidades servem para fortalecer a luta do nosso povo, precisamos garantir a sua continuidade”.

O encontro proporcionou a reflexão em torno da realização de oficinas de alimentação saudável e de artesanato que promovam a identidade cultural do povo quilombola. Na oportunidade discutimos a importância da realização de um seminário de fortalecimento da luta das mulheres no resgate da cultura quilombola que acontecerá no mês de junho, na Comunidade da Arvinha.