Postado em 15/04/2016

Solidariedade e migração

 

     O Secretariado da Caritas Arquidiocesana realizou na tarde da última terça-feira (12) visita de acompanhamento à equipe da Cáritas Paroquial de Tapejara. O encontro foi marcado pela partilha das alegrias e dificuldades da equipe nos trabalhos realizados, agendamento de atividades ligadas às oficinas de alimentação saudável, seminário temático das mulheres, além de refletir com maior profundidade a situação das pessoas que se deslocam até a cidade em busca de melhores condições de vida.

     Para esse momento de reflexão sobre a temática do migrante, contamos com a colaboração da Ir. Norma Kleinubing, articuladora da Pastoral das Migrações na Arquidiocese, que a partir da mensagem do Papa Francisco para o dia Mundial do Migrante e do Refugiado. Em um dos trechos a mensagem alerta sobre a necessidade de “olhar os emigrantes não somente com base na sua condição de regularidade ou irregularidade, mas, sobretudo como pessoas que, tuteladas na sua dignidade, podem contribuir para o bem-estar e o progresso de todos, de modo particular quando assumem responsavelmente deveres com quem os acolhe, respeitando gratamente o patrimônio material e espiritual do que os recebe, obedecendo às leis e contribuindo para os seus encargos”.

     Para Leonise Bolsonelo, membro da equipe paroquial, a Cáritas está dando o suporte necessário para as pessoas em situação de vulnerabilidade, “buscamos atender cada uma em suas particularidades, porém nos sentimos muitas vezes limitadas, principalmente em relação ao idioma”, ressalta.

     Após a reflexão as agentes de Cáritas se sentiram desafiadas a conhecer cada vez mais a realidade migratória promovendo encontros, ações, reunindo as diferentes culturas para celebrar a vida e a solidariedade. A Cáritas de Tapejara desenvolve uma ação de acolhida e de respeito às culturas, porém temos as demais Cáritas que estão contribuindo para o convívio e a integração dos migrantes que chegam à Arquidiocese.

 



 

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo | (54) 3045 1262