Postado em 12/04/2016

Cooperativismo, empreendedorismo e sucessão rural

Coopervita é destaque de inovação e determinação há 25 anos

Localizada em Vila Campos, interior de Tapejara – RS, a COOPERVITA – Cooperativa de Produção Agropecuária Terra e Vida Ltda., vem transformando a realidade das famílias do local. A cooperativa é uma organização de agricultores que busca a produção coletiva de alimentos para a geração de renda às famílias envolvidas, incentivando a permanência destas, e especialmente dos jovens, no campo.

O início se deu em 1991, ainda como Condomínio Rural São Domingos, com 13 famílias, mas depois se transformou na Cooperativa. Com o tempo, a Cooperativa investiu na organização do espaço, da produção e nos associados, firmando diversas parcerias que possibilitaram aumentar o trabalho e chegar a mais de 700 sócios que, hoje, compreendem a importância da organização em grupo e percebem que a iniciativa é um importante fator de manutenção de seus filhos na comunidade.

Marcelo Valmorbida, um dos coordenadores, revela que a Cooperativa segue os princípios da Economia Solidária e autogestão, tendo como carro chefe a produção de alimentos saudáveis, nos princípios da agroecologia, incentivando inclusive projetos junto a movimentos sociais que buscam a redução do uso de agrotóxicos. Segundo ele, são várias as atividades, como recolhimento de leite, agroindústria de doces e conservas, grupos de produção de frutas e hortaliça, agroindústria de panificados. Destaca a criação da marca "Doce Sabor" a qual está em todos os produtos produzidos pela cooperativa. Também atua em parceria com outas entidades na entrega de alimentos para o PNAE às escolas na região de Passo Fundo.

Para o futuro, a cooperativa projeta alternativas para reativar o setor de aves caipiras e criar novas estratégias para o setor de suínos. A Coopervita é uma organização de referência regional e serve como modelo para outras iniciativas. Para Evaldo Gaiardo, sócio fundador “É gratificante ser um membro associado da Coopervita, pois ela trabalha e defende os pequenos agricultores, criando iniciativas e oportunidades a todos a fim de evitar a exclusão das pequenas propriedades, gerando trabalho e renda”.

A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, que incentiva o grupo desde seu nascimento, é testemunha de como o grupo tem estimulado e fomentando a organização, a geração de trabalho e renda, e o resultado que tem dado na manutenção da mão de obra do jovem no meio rural. “Andando pelos diversos setores da Coopervita, encontramos jovens, mulheres e homens já vividos, nos setores administrativo e contábil, produção, beneficiamento e transporte. Todos agricultores, com capacitação técnica, formação e conhecimento de tudo o que acontece. É uma bonita experiência que serve de referência e precisa ser incentivada”, afirma Luiz Costella, da Cáritas Arquidiocesana.