Postado em 27/03/2015

Coleta da Solidariedade é nesse final de semana

Coleta da Campanha da Fraternidade forma os Fundos Diocesano e Nacional de Solidariedade

Todos os anos a Igreja Católica desenvolve a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de provocar a sociedade para que assuma seus problemas sociais, discutindo, propondo organizando e apoiando ações concretas.

Em 2015, com a temática „Fraternidade: Igreja e Sociedade‟, e o lema „Eu vim para servir‟ (Cf. Mc 10,45), a Igreja quer discutir e propor ações que buscam a transformação social através da participação popular.

Uma das formas de colaborar é participando da coleta que acontece em todas as Igrejas neste final de semana, 28 e 29 de março. O resultado da coleta é destinado 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade, coordenado pela CNBB e a Cáritas Brasileira, que apoia projetos em todo o Brasil; 10% destina-se ao Fundo Estadual, que proporciona formas de apoio no desenvolvimento de grupos e pastorais; e 50% forma o FDS - Fundo de Solidariedade da Arquidiocese.

O FDS na Arquidiocese de Passo Fundo apoia anualmente em média 13 projetos sociais. Para Luiz Costella, representante da Cáritas no Conselho Gestor do Fundo de Solidariedade, “a contribuição de muitas pessoas, com pouco ou bastante, forma um importante instrumento que, nos últimos 15 anos auxiliou diretamente quase 30 mil pessoas, em mais de 180 iniciativas comunitárias. A doação de cada um é muito importante, independente do valor”.

As formas de acesso, prestação de contas e gestos concretos podem ser conferidos através do site do FDS em caritaspf.com.br/fds.