Mãos que constroem a Cáritas

Mãos que constroem a Cáritas se propõe a ser uma série de depoimentos e menções ao de trabalho de algumas pessoas que fizeram e fazem da nossa história. A começar pelo depoimento da voluntária Maria Lúcia Caramalak.

“Grande é minha gratidão a Deus pela vida, pelos dons recebidos e partilhados, por nos ter dado Maria, mãe de Jesus e fonte de inspiração na minha caminhada na Caritas, fazendo parte desta história que já completou 60 anos na Arquidiocese.

São incontáveis as pessoas que fizeram parte, que contribuíram deixando marcas significativas em minha vida. Fazendo memória, recordo que faço parte da família Caritas desde o início da Paróquia Nossa Senhora de Fátima quando, em 1975 visitamos as famílias dos bairros periféricos, a beira das sangas, na baixada da Vila São Jorge, Santa Terezinha e São Sebastião, cadastrando as famílias, a maioria oriundas do interior, que estavam se adaptando a vida na cidade e com isso inserindo-as na vida da comunidade, apoiando-as de acordo com suas necessidades.

Frente a essas realidades sentimos a necessidade de criar espaço para atender crianças que com desnutrição, muitas foram a óbito. Em 1978 foi construído um pequeno espaço na Santa Terezinha, com banheiro, poço com água potável e cozinha para alimentar as crianças. No bairro São Sebastião, bairro sem infraestrutura, foram muitos desafios para manter esse programa.

A partir de 1995, como agente de Caritas, iniciei minha participação mais efetiva na equipe. De 1998 a 2013 fui coordenadora administrativa dos Centros de Juventude, que já haviam percorrido um longo caminho de transformação, com atendimento a criança e adolescentes no contra turno escolar, com alimentação e oficinas pedagógicas, sempre com o propósito de promover a vida e a dignidade das pessoas.

Trabalhamos muito para organizar a comunidade para a partilha e a solidariedade, sempre atendendo as demandas e as necessidades específicas. No voluntariado de inúmeros agentes que desenvolveram ações de gratuidade e amor em trabalho conjunto organizado, seja na equipe da Caritas, nos grupos de mulheres, para contribuir para que o Reino de Deus anunciado por Jesus, seja de justiça, paz, dignidade, igualdade e alegria.

Nesta minha caminhada, buscando mais conhecimento para articular junto ao poder público com vista à defesa dos direitos Sociais, fiz parte da 1ª turma do serviço social da ULBRA Carazinho. Participei ativamente dos Conselhos Paritários, Assistência Social, Saúde, Habitação, Educação, Nutrição Escolar, Criança e Adolescente.

Com a criação dos Conselhos Tutelares, fui eleita conselheira na 1ª e 2ª gestão, aprendizado e desafios, tudo era novo, trabalho gratuito realizado com muita dedicação e amor. A participação ativa na comunidade, a oração, o cultivo da espiritualidade, na Eucaristia, na reconciliação, no silêncio ouvir a voz de Deus, procurando na Palavra iluminação para a vida diária, que sempre foi o leme de minha vida.

É na família Caritas que encontro apoio e alento e desejo continuar me doando para que o projeto de Jesus aconteça.”