Cáritas mantém mecanismos de conduta ética e Salvaguarda

 

   A Política Nacional de Proteção Antiassédio e Antidiscriminação é parte integrante do Código de Conduta Ética e Mecanismos de Salvaguarda da Cáritas Brasileira. Esse documento, por sua vez, é um compilado organizado de normas que podem ser facilmente encontradas em Tratados Internacionais, Legislações Brasileiras e outros documentos que versam sobre Direitos Humanos.

   Esse documento tem como objetivo principal nortear a conduta de todos/as os/as agentes Cáritas do Brasil e por conta disso fez-se necessária a assimilação e apropriação do material por parte de toda a rede Cáritas.

   Para o conhecimento e cumprimento do mesmo, a Cáritas Arquidiocesana Passo Fundo mantém momentos de formação de seus agentes. O primeiro encontro de formação aconteceu no modulo que tratou de aspectos psicológicos e o segundo, realizado no dia 25 de outubro de 2023 e assessorado pelo PROJUR/UPF, projeto de extensão que visa prestar atendimento jurídico à mulheres e comunidades em situação de vulnerabilidade, tratou dos aspectos jurídicos do documento.

   Lideranças da Cáritas são agentes multiplicadoras nos grupos paroquiais, e juntamente com entidades e movimentos parceiros colaboram para essa jornada formativa, e consequentemente para que essa Politica Nacional seja incorporada as vivências diárias deixando os processos cada vez mais seguros e transparentes para todos e todas.

 

 

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo | (54) 3045 1262