Trocas de experiências no Encontro das Feiras Agroecológicas do Rio Grande do Sul

 

   Recebemos com grande alegria o convite do CETAP (Centro de Tecnologias Alternativas Populares) para sermos parceiros na promoção do Encontro das Feira Agroecológicas do Rio Grande do sul, encontro que teve como objetivo de fortalecer o debate sobre agroecologia e dar visibilidade para propostas de ampliação do acesso a alimentos saudáveis e justos. A Cáritas Arquidiocesana assim como a Regional tem uma grande história de luta junto dos produtores rurais na articulação e representação de muitas das feiras existentes.

   Nesse dia 23 de abril estivemos reunidos com representantes de mais de 20 feiras agroecológicas do Rio Grande do Sul, além de entidades de assessoria técnica, sindicatos, cooperativas e organizações que apoiam a produção agroecológica. Além do CETAP, também estivemos parceiros da Coonalter (Cooperativa Mista e de Trabalho Alternativa) na organização desse grande Encontro.

   Houve apresentação do Grupo de Percussão do Lar da Menina Padre Paulo Farina e fala sobre ecologia e espiritualidade do teólogo Pe. Marcelo Barros logo no início da manhã. Após, a mesa de abertura foi composta com a presença do consórcio de ONGs de assessoria em agroecologia no estado, pelo Consea-RS (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional), pelas feiras ecológicas de Porto Alegre, pela direção do MST e das feiras ecológicas de Porto Alegre, representações dos deputados Adão Preto Filho e Maria do Rosário, Cresol, Coonalter, Cáritas e pelo Cetap.

   Para completar o debate sobre as articulações necessárias para fortalecimento e propor novas ações conjuntas, houve, na sequência, uma roda de conversa da qual fez parte a Unisol (Central de Empreendimentos Econômicos Solidários), representante das feiras de Porto Alegre, das feiras do litoral, do Cetap e dos produtores agroecológicos.

   No final foi elaborada uma carta reafirmando a importância das feiras ecológicas como promotoras da agroecologia mediante questões levantadas durante o Encontro. Também foi aprovada uma moção de apoio às Feiras Ecológicas de Porto Alegre e dados encaminhamentos a respeito da formação de um grupo para realização do II Encontro, dando assim, perspectiva para a continuidade das discussões e trocas realizadas.

   Um dos destaques do Encontro foi a mensação aos 25 anos da Feira Ecológica de Passo Fundo. Para comemorar e homenagear a história da feira foram entregues flâmulas a algumas das famílias e entidades marcos. Foram homenageados atráves da entrega das flâmulas e menção honrosa o atual presidente da Coonalter, os familiares de três presidentes da cooperativa já falecidos, representantes da Cáritas e do Cetap. Houve também almoço preparado com alimentos agroecológicos e através das mãos das mulheres da agroindústria Flor de Pitanga, de Itatiba do Sul. Na parte da tarde, os participantes tiveram um momento de integração, com música ao vivo e festejos pelos 25 anos da Feira Ecológica de Passo Fundo.

Para ler mais sobre o Encontro acesse: https://www.cetap.org.br/site/encontro-estadual-das-feiras-agroecologicas-debate-o-fortalecimento-da-agroecologia-e-propostas-para-ampliar-o-acesso-a-alimentos-saudaveis/
Fotos: Thaís Brock

 

 

 

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo | (54) 3045 1262