Quilombo da Arvinha recebe visita de entidades

 

   Na terça-feira, 12 de fevereiro, aconteceu no município de Sertão - RS uma visita à comunidade quilombola da Arvinha. A visita foi feita durante uma inspeção judicial que reuniu autoridades para discutir questões referentes à terra e outros direitos fundamentais junto da comunidade.

   Movimentos sociais se fizeram presentes, representantes da Cáritas, do IFFSUL, CONER – Conselho Estadual do Ensino Religioso, NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, Comissão de Direitos Humanos da OAB, operadores do fórum e outros membros da sociedade civil estiveram na ocasião.

   Eva de Souza, líder comunitária pontua que “A luta pela terra se dá pela necessidade de sustento das famílias que moram aqui na comunidade, pois infelizmente muitos tiveram que ir embora daqui para trabalhar o que gera perdas incalculáveis nos laços afetivos e culturais da história do quilombo com sua ancestralidade, infelizmente com a demora da titulação muitos perderam o sentimento de pertencimento ao local, pois não veem mais perspectivas de terem o que é seu por direito. A contar que durante toda essa trajetória direitos básicos como acesso a água potável foi uma grande luta que chegou ao fim apenas em 2019.”

   Estando junto da comunidade foi possível ouvir o relato dessas e outras lutas enfrentadas diariamente pelos quilombolas, no que tange o direito à terra - ponto central do encontro, e outros direitos básicos como saneamento e acesso à educação.

 

 

 

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo | (54) 3045 1262