Romeiros por Terra, Pão e Vida

 

   No dia 21 de fevereiro, aconteceu, no Assentamento Integração Gaúcha da cidade de Eldorado do Sul - RS, a 45ª edição da Romaria da Terra realizada a partir do tema e lema “Terra e Pão: em defesa dos territórios e produção da vida”. A romaria convidou os milhares de romeiros presentes a refletirem sobre a fé e a luta pela terra, pelo meio ambiente e por justiça social.

   A romaria iniciou com fala de autoridades presentes e membros das entidades promotoras, igrejas e movimentos sociais. A caminhada de cerca de 3 quilômetros contou com diversas paradas com acolhida, intervenções artísticas com temáticas de reflexões sobre o uso dos agrotóxicos, produção agroecológica, terra, vida, canto dos indígenas, exposição de produtos frutos da reforma agrária, dentre outras.

   Já no assentamento aconteceu a celebração da missa, cantos e orações, presidida pelo Bispo auxiliar de Porto Alegre Dom Bertilo João Morsch, que em sua fala inspiradora relacionou com as escrituras a importância do alimento saudável, da vida, da garantia de saúde, da comunhão e da solidariedade entre os povos.

   No espaço da Romaria foi organizada uma exposição-feira com alimentos agroecológicos, sementes crioulas, artesanato indígena, entre outros produtos relacionados ao tema. No almoço houve arroz carreteiro orgânico produzido pela Cooperativa dos Trabalhadores da Reforma Agrária Terra Livre, sendo que a contribuição para o custo da mesma foi espontânea.

 

 

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo | (54) 3045 1262