Postado em 23/12/2015

Fundo de Solidariedade beneficia projeto Sabão Solidário

Na manhã da quinta-feira, 17 de dezembro, o Fundo de Solidariedade (FDS) realizou o repasse de recursos para o projeto Sabão Solidário. Iniciativa da Pastoral Carcerária de Passo Fundo, o projeto propõe a compra de materiais para a produção de sabão.

A ideia é fazer o produto para ajudar na limpeza do ambiente e higiene da comunidade prisional e comercializar parte da produção para continuidade do projeto. Entre os objetivos do projeto está o desenvolvimento de uma parceria com a Susepe, incentivar a conscientização do destino correto do óleo de fritura, estimular a valorização do ser e do trabalho prisional, além de oportunizar a produção artesanal de sabão.

A Pastoral Carcerária de Passo Fundo, atua há 20 anos no presídio regional através de uma equipe de voluntários que atendem onde quase ninguém vai. Atualmente, o presídio conta com 660 presos no regime fechado e 216 no Instituto Penal. Para Vera Lúcia, coordenadora do projeto Sabão Solidário, essa iniciativa é “uma possibilidade de saída da miséria humana, é uma atividade que vai ocupar o tempo, qualificar e oportunizar dignidade, que é o foco do projeto”.

O Fundo de Solidariedade, atua há 15 anos e procura promover a cidadania e solidariedade através de apoio a gestos de transformação social. Apenas neste ano o FDS já apoiou 13 projetos.