Postado em 23/11/2016

Cáritas: Pastoralidade e Transformação Social

Nos dias 09 a 13 de novembro Aparecida – SP recebeu os mais de 500 participantes do V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira. Nesses dias foi possível vivenciar, com a Benção da Mãe Aparecida, um momento de celebração dos 60 anos de presença e atuação da Cáritas junto ao povo brasileiro. Reviver essa história é perceber que a Cáritas é “Presente, Necessária e Desafiada” a construir em parceria um projeto popular de sociedade do Bem Viver.

Com intensa programação o V Congresso possibilitou refletir sobre a conjuntura eclesial e política em que estamos atuando. Neste sentido, nos alerta a Carta Compromisso que “é inaceitável para nós, e desejamos que o fosse também para todas as pessoas seguidoras de Jesus e que tem sentimento de humanidade, o domínio de um sistema que concentra nas mãos de 1% da população a mesma renda que os outros 99%. É igualmente inaceitável que esta minoria continue promovendo o sistema de produção, consumo, descartes e especulação, fenômenos responsáveis pela fome, o aquecimento global e as mudanças climáticas que colocam em risco a vida na terra. Assumimos junto ao Papa Francisco que este é um sistema que mata, e que exclui os pobres e a terra”. (Para ler a carta na integra acesse http://caritas.org.br/35557/35557).

Com a missão de “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”, a Cáritas deseja responder aos apelos de Deus e ser fiel ao seguimento de Jesus de Nazaré.

A Cáritas nunca perdeu a esperança e busca renová-la a partir de sua ação libertadora, apostando na organização popular solidária, que Deus nos mantenha firmes nesse caminho.