Postado em 20/11/2015

Cáritas de Passo Fundo celebra a Semana da Solidariedade

A Rede Cáritas realiza anualmente a Semana da Solidariedade, e nesse ano em que a entidade comemora 59 anos de atuação, a ação ocorreu entre os dias 08 e 12 de novembro com o tema “Nunca mais a violência, nunca mais a guerra”. Como parte das atividades propostas para a semana, a Cáritas de Passo Fundo promoveu um encontro de formação e celebração com os grupos da Economia Popular Solidária (EPS).

O encontro teve início com um momento de reflexão proporcionado pelo psicólogo da instituição, Deomar Bordignon. Logo após, a professora Lúcia Gorgen ministrou o tema principal do encontro: “o olhar voltado para si mesmo e para o outro”. Com isso, a atividade aliou solidariedade, percepção do ser e valorização de cada um, combate a violação dos direitos das mulheres, idosos e juventude, e as participantes puderam refletir e debater sobre a questão. Para Deomar, é extremamente importante ressaltar a solidariedade na sociedade e no grupo “pela solidariedade é possível estabelecer formas de relações humanas mais próximas, colocando-se à disposição para ajudar sem esperar a recompensa”, aponta o psicólogo.

Conforme Liliane Pereira, integrante do Grupo Unidos Venceremos, o momento trouxe uma mensagem muito forte às participantes e irá refletir positivamente na forma como é organizada a sua rotina. “Com as diversas coisas que temos que fazer no dia, dificilmente paramos e olhamos para nós mesmas e para os outros. É tudo tão automático, então achei interessante exatamente por trazer esse sentido para a gente, e isso vai refletir no meu trabalho. Se estou me sentido bem e começo a me gostar mais, consequentemente irei ficar mais disposta no serviço também e no trato com o outro”, comenta Liliane.

Entre as reflexões fica o desafio de somar forças de solidariedade para vivenciar gestos concretos que superem a violência e promovam a vida plena.