Postado em 17/11/2015

Cáritas Brasileira realiza sua XX Assembleia Nacional

A Cáritas Brasileira iniciou na última quinta-feira, dia 12/11, data do seu aniversário de 59 anos, a XX Assembleia Nacional. O evento teve como lema “Cáritas Brasileira: Missão e solidariedade a serviço da Vida” e aprofundou a reflexão sobre o tema Gestão da Rede Cáritas. Os participantes avaliaram os processos de gestão compartilhada, a atuação em rede, a incidência das ações da Cáritas sobre a realidade, a inserção de seu trabalho nos espaços da Igreja e a mobilização de recursos. A partir dessa avaliação, foram definidos os novos rumos de gestão da Rede Cáritas.

Cerca de 200 pessoas reuniram-se na Assembleia, entre membros da Diretoria Nacional, Conselho Fiscal e Coordenação Colegiada da Cáritas Brasileira, delegados por entidade-membro, o/a secretário/a regional e os Bispos Referenciais. Também estiveram presentes convidados das Pastorais Sociais, CNBB, representantes do Seminário Fome e Desigualdades nos Países Lusófonos e entidades parceiras, além de toda equipe do Secretariado Nacional.

A programação geral da XX Assembleia Nacional começou na manhã do dia 12/11, com a Reunião dos Bispos Referenciais. À tarde, além da Mesa de Abertura, foi realizada a Análise de conjuntura da realidade socioeconomicapolítica brasileira, com a assessoria da professora Maria Lúcia Fattorelli, auditora aposentada da Receita Federal e fundadora do movimento Auditoria Cidadã da Dívida, e do filósofo e Dr. em Sociologia do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná, César Sanson. A abertura da feira comemorativa ao aniversário da Cáritas e sua celebração foram feitas à noite. Na sexta-feira, dia 13/11, ocorreu a Análise da conjuntura eclesial, pela manhã, com as presenças do monge Marcelo Barros e da professora Carmem Lussi.

Além disso, foi escolhida a nova Diretoria Nacional da organização para o quadriênio 2016/2019. Dom João Costa, arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Aracaju/SE, foi eleito o novo presidente da Cáritas. Para vice-presidente, diretora-secretária e diretor-tesoureiro, foram eleitas/o, respectivamente, a Irmã Lourdes Dill, da Cáritas de Santa Maria/RS, Marilene Alves de Souza, Leninha, da Cáritas Diocesana de Montes Claros/MG, e Udelton da Paixão, da Cáritas Diocesana de Paracatu/MG. Já o Conselho Fiscal ficou assim constituído: Adão José Piva, Padre Wilson Buss, Anadete Gonçalves Reis (titulares), Otília Balio Fava, Padre Francisco Almeida, Diácono Marcus Soares (suplentes).

Para Dom João Costa, a caridade trabalhada pela Rede Cáritas possui dois aspectos centrais: compartilhar o pão com quem está com fome e debater a dimensão política da fome. Há alimento para todos e todas no planeta. Se há seres humanos que passam fome, é porque a organização socioeconomicopolítica dos próprios seres humanos produz esta consequência.

O arcebispo também defende um acompanhamento e uma cobrança efetivos dos ocupantes de cargos públicos, já que eles foram indicados pela própria sociedade. Portanto, carregam consigo a esperança depositada pela população na construção de uma sociedade mais justa e de respeito aos valores éticos. Preocupações estas que também perpassam a mensagem do Papa Francisco de que a sociedade humana tem se portado de forma predatória e vem destruindo o planeta.

Para o novo presidente da Cáritas, a organização deve se pautar pela união e pela fidelidade à sua missão, obedecendo à consciência que nos guia. “Um agente animado anima muitos outros. Um desanimado, desanima outros tantos”, aponta, afirmando ser uma grande alegria e também um grande desafio contribuir para uma “história tão extraordinária como a da Cáritas”. “A nossa contribuição tem que ser na direção da construção de um mundo melhor. Para isso, contamos com o apoio de todos e todas, de Deus e do Espirito Santo, para nos dar força para enfrentar os desafios e construir um mundo melhor, atendendo os pobres e fortalecendo sua esperança”, declara Dom João Costa.