Postado em 21/10/2016

Outubro rosa, em Tapejara

Cuidado, solidariedade, diagnóstico precoce e não violência, foram expressões e sentimentos compartilhados na terça-feira (18), no Centro Cultural de Tapejara. O evento promovido pela Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, Cáritas da Paróquia Nossa Senhora da Saúde e Grupo Sementes de Girassol de Tapejara está relacionado ao outubro rosa.

A atividade reuniu em torno de 150 mulheres e teve como tema, “Mulheres: direitos conquistados, direitos garantidos?”, assessorado pela doutora Viviane Candeia Paz, professora do curso de direito da Universidade de Passo Fundo e assessora do Projeto Projur Mulher Cidadã. Para ela, “o encontro do outubro rosa, em Tapejara, representou um avanço no diálogo em busca da cidadania e concretização dos mais diversos direitos inerentes às mulheres”.

Para a psicóloga e coordenadora da Casa Rosa de Tapejara, Sandra B. Pelisser, o evento em parceria com várias entidades foi um marco na sensibilização das mulheres para o cuidado e para continuidade da luta pelos direitos, “ficamos gratos com essa parceria, pois acreditamos que juntos somos mais fortes para enfrentarmos as adversidades da vida,” ressalta Pelisser.

O outubro rosa é um movimento mundial, que visa chamar a atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Nesse sentido, inúmeras atividades estão acontecendo. A Cáritas de Passo Fundo está engajada, em parceria com outras entidades e conselhos municipais na busca de maior sensibilização pela causa das mulheres.