Postado em 14/10/2015

Projeto de pedagogia trabalha a valorização da mulher em grupo da Cáritas Arquidiocesana

 

     Quartas-feiras são os dias marcados com partilha, união e descontração para o grupo de mulheres Nossa Senhora do Horto, da Vila Jardim. Com muita conversa e chimarrão, as estudantes de pedagogia, Tamires Kempfer e Aline Rockenbach começam os encontros com o grupo, onde realizam o projeto de estágio do curso: Valorização da Mulher: Orientações e Contribuições do Pedagogo no Espaço Não Escolar.

     E entre um chimarrão e outro, as participantes trabalham em seus artesanatos enquanto Tamires e Aline começam as suas atividades, os temas escolhidos para os encontros: história da mulher, autoestima, valorização da vida social, reciclagem e família, também foram alguns dos temas dos encontros que buscaram ser um espaço de partilha e aprendizagem para as acadêmicas e integrantes do grupo. De acordo com as acadêmicas, a cada nova atividade o grupo respondeu de forma muito participativa e acolhedora. “A história de vida delas é fantástica, elas têm uma superação, uma vontade de viver, nós escutamos cada história e nos emocionamos, rimos e choramos juntas”.

     Já na reta final dos encontros, as estudantes comentam sobre a experiência, “a gente gosta muito e não quer que acabe, mas enfim, hoje é o penúltimo encontro”, revela Aline que destacou o quão bem recebidas elas foram no grupo. Apesar do fim do projeto, as acadêmicas garantem que o que foi aprendido ali será levado com elas, assim como a amizade e união do grupo. “Esses valores que elas têm aqui, são muito fortes e a gente vai levar para a nossa vida e para a prática pedagógica depois”, disse Tamires.

     As atividades realizadas em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo foramdesenvolvidas a partir do projeto de estágio supervisionado do curso de pedagogia da UPF.

 

 

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo | (54) 3045 1262